[AsteriskBrasil] Quedas de Ligações DIGIUM TDM400 / ATA LINKSYS

Carlos Eduardo - Center Consultoria carlos em centerconsultoria.com.br
Sexta Outubro 25 22:30:34 BRST 2013

Já trocou a placa ?
Sim, ja foi trocada e o problema persiste. Alias, este problema ocorre em 2
clientes, com os mesmos sintomas.

Existe alguma máquina com motor elétrico DC por perto ?
Em um dos clientes sim, é uma lanchonete e existem diversos refrigeradores,
acredito que utilizem motores DC.
Obs.: Ambos os clientes possuem nobreak´s dedicados ao servidor asterisk.

Verificou os cabos, se estão bem apertados?
Sim, o cabeamento ja foi verificado, esta em perfeito estado e bem
conectado.

A rede tem latência?
Não, latência dentro da normalidade.

O rack do servidor é bem firme, tem vibração em algum lugar?
Sim, bem firme e não possue vibração.

Qual a distância do cabo? se longo, programe no system.conf.
Qual cabo você se refere? Mas de qualquer maneira, os cabos são todos
curtos, até mesmos os ramais ficam próximos.

Há gravação de conversa no servidor? se houver o HD tem velocidade
suficiente?
Sim, a gravação, porém como são 4 linhas apenas então não passa de 4
gravações simultâneas... Veja o resultado do hdparm.
 Timing cached reads:   4272 MB in  2.00 seconds = 2137.08 MB/sec
 Timing buffered disk reads:  352 MB in  3.01 seconds = 116.78 MB/sec

Você citou "Tronco analógico", que tipo de linha há nesse "ATA", tem
Inv.Pol.
Utilizo linha analógica da GVT, não possuo o serviço de inversão de
polaridade.

O que aparece na console do Asterisk?
Nada de anormal, apenas como se a chamada tivesse sido desligada
normalmente.

Verifique também o Switch, e seus ativos de rede, entre atas, não cai,
sinal que eles podem
estar fazendo redirect, verifique também redirect do asterisk, e se todas
as portas, e seus
respectivos ranges estão abertas internamente.
Você diz que podem estar fazendo redirect, oque você quer dizer exatamente
com isso???