[AsteriskBrasil] Sugestão

Sylvio Jollenbeck sylvio.jollenbeck em gmail.com
Sexta Fevereiro 14 12:35:09 BRST 2014

Haroldo,

Minha sugestão é usar:

- Telefone IP, recomendo aparelhos da AudioCodes, modelos 310HD ou 320HD.
Não recomendo o uso de ATA de nenhuma marca nacional ou estrangeira.

- Placa de Voz, você tem um link de E1 e provavelmente a sinalização é R2,
se a ocupação de canal for baixa (menor q 60%) vai de Digivoice, agora se
você trabalha com ocupação de 100% dos canais recomendo ir de Khomp. As
duas placas trabalha com R2 nativamente e resolverá seus problemas de
sinalização, OpenR2 infelizmente não atende a todas as situações.

- Rede, você precisa ter um ambiente controlado, seus switches devem no
minimo permitir QoS ou CoS (qualquer switch gerenciável hoje em dia faz
isso);

- Servidor, vejo muitas pessoas quebrando a cabeça com o servidor, monta
maquinas "foderosas" e não resolvem o problema. De forma muito simplista,
se vai gravar não escreva diretamente no disco rígido - use algum método
alternativo, se vai usar banco de dados + apache + dns + outros serviços no
mesmo servidor - cuidado, sem tuning - lascou! Se der, distribua sua
estrutura (é claro, isso se for um ambiente bem grande);

Abs,

Em 14 de fevereiro de 2014 11:21, Haroldo Franzin <
haroldo_franzin em newstandard.com.br> escreveu:

> Pessoal, tenho um cenário assim atualmente, aonde toda nossa estrutura é
> (PABX normal) enfim  e monte um servidor elastix para obter os recursos que
> precisamos de fila de atendimento, caixa de voz, gravação de atendimentos,
> enfim... porém como toda empresa pressa em gastos estou tentando gastar o
> minimo possível, mas infelizmente estou tendo que Garimpar muito e perder
> muito tempo...
>
>   Você me sugerem trocar tdo para Telefone IP, ou usar ATA ?
>   E qual placa E1 devo adquiri sabendo que comprei uma Digium Te110 e
> [...]

Sylvio Jollenbeck
www.hosannatecnologia.com.br