[AsteriskBrasil] RES: Sugestão

Fábio Ghisleni fghisleni em gmail.com
Sexta Fevereiro 14 12:47:36 BRST 2014


Haroldo.

 

Somos uma empresa de cobrança com unidades em Caxias do Sul, Porto Alegre e Campinas. Montei uma estrutura totalmente apoiada sobre Elastix. São 3 plataformas com, mais ou menos, 70 usuários.

Cada unidade tem 01 VoxDigital GVT (MFCR2), 01 VoxIP GVT (SIP), bancos de canais TDMoE (para os ramais) e a interconexão entre os PBX eu faço com IAX2 por dentro de uma VPN.

 

A escolha do hardware foi planejada seguindo algumas premissas: Escolher fabricantes confiáveis, escolher hardware adequado (não significa o mais caro), dimensionar o projeto de acordo com a necessidade e, principalmente, identificar o pontos de atenção da implantação. Este último significa, por exemplo, mensurar o impacto da decisão em utilizar ramais IP ou softphones no lugar de ramais analógicos.

 

Sugiro que faça uma tabela onde você possa tabular tecnologia x impacto, onde a tecnologia seria o que você pretende ou pensa em utilizar nos troncos e ramais e o impacto seria onde você vai escrever os ricos e os pontos de atenção que precisam ser considerados. Por fim o valor do investimento em cada um.

 

Aqui, esta estratégia resultou na seguinte configuração:

 

01 IBM System X3100 (8GB RAM e 500GB HD RAID 1)

03 interfaces Ethernet (uma para LAN, uma para TDMoE e uma para VoxIP)

01 interface TDM (E1) para VoxDigital R2MFC

01 banco de canais TDMoE com 32 canais para os ramais analógicos

 

A máquina IBM é pela arquitetura.

As ethernets são para separar o tráfego fisicamente.

A interface TDM é para garantir qualidade nas ligações.

O VoxIP funciona como uma redundância de troncos no caso de falhas.

E o banco de canais TDMoE é para que eu aproveite o cabeamento existente (par metálico) e não misturar tráfego de voz na minha rede interna.

 

A implantação foi tranquila e meus usuários de adaptaram bem porque os impactos não foram grandes. Eles tiveram que se acostumar com outros códigos de facilidades para capturar e transferir as chamadas, nada além disso. Contudo, o grande benefício foi na transparência que alcançamos na comunicação interna. Antes não era possível falar com nossos colegas das filiais (e vice-versa) sem fazer uma chamada externa.

 

Se você precisar de mais informações, pode escrever ou ligar.

Abraço e boa sorte.

 

Fábio Ghisleni
Tecnologia da Informação
Angeza Assessoria Ltda.
54-3209-8949
54-8145-3800
 <http://www.angeza.com.br> www.angeza.com.br

 

 

De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org [mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Haroldo Franzin
Enviada em: sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014 11:22
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: [AsteriskBrasil] Sugestão

 

 

Pessoal, tenho um cenário assim atualmente, aonde toda nossa estrutura é (PABX normal) enfim  e monte um servidor elastix para obter os recursos que precisamos de fila de atendimento, caixa de voz, gravação de atendimentos, enfim... porém como toda empresa pressa em gastos estou tentando gastar o minimo possível, mas infelizmente estou tendo que Garimpar muito e perder muito tempo...

  Você me sugerem trocar tdo para Telefone IP, ou usar ATA ?  
  E qual placa E1 devo adquiri sabendo que comprei uma Digium Te110 e estou tendo muitoooosss problemas, de Ruido e queda,já fiz acho que quase de tudo...  Já troquei de maquina... de i3 para xeon de xeon para Core, refiz o aterramento, revisei IRQ, liguei até na VIVO para ver se tinha algum auxilio e nda...

  sabendo que o cenário de uso é é Helpdesk (não sei se existe alguma diferença entre placa para essa aplicação)

 

Obrigado a todos... e desculpe pela amolação só preciso de opniões de quem manja do assunto de verdade

 

Vlwwww

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.asteriskbrasil.org/pipermail/asteriskbrasil/attachments/20140214/97a62b1f/attachment-0001.htm 


Mais detalhes sobre a lista de discussão AsteriskBrasil