[AsteriskBrasil] Receitinha básica para iniciante, conectar dois asterisk rede local.

Alex Sander sanderdabio em globo.com
Segunda Julho 7 23:15:18 BRT 2014

Carlos,

Você quer dominar o AGI, mas que linguagem de programação você utiliza?

Vejo que está com dificuldade de entrocar o asterisk que algo relativamente
simples, vejo também que os grandes gurus estão um pouco ausente deixando a
rapaziada nova se virar um pouco, faz parte também. Vou deixar minha
contribuição,  esse assunto já muito discutido na lista, deixando no seu
histórico uma boa carga de conhecimento. Baixe a lista de e-mail, já que é
novo e faça uma pesquisa que você vai encontrar muita coisa boa relacionado
ao que você definiu no seu roadmap de estudos e ao que você precisa
atualmente... Inclua também conhecimentos em linux, firewall e ferramentas
de redes tais como ngrep, tcpdump e wireshark para análise dos pacotes,
caso não possua.

Sobre a discussão SIP ou IAX, o SIP foi desenhado para trabalhar visando a
massificação do TCP/IP versão 6, é um protocolo de fácil integração com
outros fornecedores, mas ele é problemático com IPv4 e, infelizmente, a
migração do TCP/IP não ocorreu como desejado, se puder utilizar o IAX para
esta versão, nos projetos de asterisk, utilize, vale a pena separar um
tempo para entendê-lo. O SIP ficará ainda melhor quando o IPv6 estiver a
todo vapor, com isso alguns problemas, como o NAT, por exemplo, serão
eliminados.

Outra coisa, sugiro você sempre começar pelo básico, o asterisk hoje possui
discussões e possibilidades muito avançadas que podem assustar qualquer
iniciante, nesse caso sugiro o livro do Keller, Asterisk na Prática, me
ajudou muito nos labs e possui diversos assuntos de nível intermediários à
avançado.

Bons estudos.

Att,

Alex