[AsteriskBrasil] Relatório Detalhado

Claudio Eden Silveira claudio.eden em gmail.com
Sexta Janeiro 9 09:48:04 BRST 2015

Leandro,

Sim é possível. Uma vez que você saiba quais os dados você quer e como
capturar esses dados, você pode trabalha-los como bem entender.

No exemplo abaixo passo um trecho de uma MACRO que fiz em um cliente para
registrar o LOG da URA em um BD.

No meu caso, fui coletando os dados que precisava ao longo do dialplan e
quando tinha todos os dados, fazia a chamada a MACRO e registrava em BD para
uso posterior em relatórios.

No meu caso, os campos INFO1, 2 3 eram justamente as opcoes que o cliente
escolhiam na URA (INFO1), a quantidade de vezes que repetiu o processo (eu
contabilizava via loop para que o cliente não excedesse 3 tentativas de
qualquer ação) e por fim o INFO3 era alguma observação para justificar o
conteúdo da INFO2.

Exemplificando um registro guardado:
Macro(loggerURA,URACLIENTEX,DateTime,UniqueID,Result,Info1,Info2,Info3)
* URACLIENTEX: Esse era o nome da URA, pois o cliente possuia mais de uma
URA para um mesmo cliente (entrada e pesquisa de satisfação) e possuia
também mais de um cliente.
* DateTime: era a hora do sistema, similar ao que o próprio asterisk utiliza
para registro das chamadas. Permitia segmentar nos relatórios e gráficos.
* UniqueID: era o UID da chamada, o gerado pelo Asterisk. Permitia casar os
dados desse registro com os demais dados da chamada para relatórios e
gráficos.
* Result: guardava o resultado da ação do cliente. Se desistiu, se foi
descontado por timeout ou por exceder tentativas, se foi derivado para
atendimento. Etc.
* INFO1: de acordo com o RESULT. Ex.: Se foi derivado par atendimento,
guardava qual a opção. Se haviam ramificação, ia guardando as subopcoes
separadas por pipe (ex.: 3|2|2).
* INFO2: em casos onde cliente não se comportava com o esperado, ia sendo
registrado. Ex. Dava 3 opcoes e cliente inseria uma quarta. Esse digito era
guardado para caso fosse necessário em reclamação, mostrar ao cliente que
ele estava agindo em desconformidade. Era excesso de zelo, mas havia um caso
especifico que era necessário esse registro)
* INFO3: caso houvesse necessidade, uma msg complementar ao processo era
guardado. Ex.: Caso cliente fosse descontado por timeout, a INFO3 guardava
essa mensagem, ou mensagem de Excesso de tentativas, etc.
Exemplo da MACRO:

[macro-loggerURA]
;;
;; Assim é feita a chamada no EXTENSIONS =>
Macro(loggerURA,URACLIENTEX,DateTime,UniqueID,Result,Info1,Info2,Info3)
;; as informações passadas como parâmetro, são as que precisei ir coletando
ao longo do DIALPLAN.
;;
exten => s,1,MYSQL(Connect connid IPBDSERVER USER_BD SENHABD TABLE_BD)
    same => n,MYSQL(Query resultid ${connid} INSERT INTO TABELA_LOG_URA set
name_ura="${ARG1}",datetime="${ARG2}",uniqueid="${ARG3}",result="${ARG4}",in
fo1="${ARG5}",info2="${ARG6}",info3="${ARG7}")
    same => n,MYSQL(Clear ${resultid})
    same => n,MYSQL(Disconnect ${connid})

Caso não tenha compreendido, ou queira mais detalhes, pode me chamar em PVT
(email – claudio.eden at gmail.com  OU  hangout ou Whatsapp).

Atenciosamente,