[AsteriskBrasil] ::: Migrar para PABX IP

Thiago Anderson sod.thiago em gmail.com
Quinta Março 19 14:50:38 BRT 2009

Boa Tarde Pessoal,

Sou novo lista e preciso de uma ajuda de vocês.... agradeço e vamos lá:

Na empresa onde trabalho hoje temos 1 PABX Digistar que nao tem recurso a
nenhum tipo de funcionalidades que o pessoal do Call Center (8 maquinas),
Diretores querem.

O que foi pedido:

1) Melhoria no desempenho do Call Center
2) Melhoria na Telefonia, integração com Conferencias, voice mail,
secretaria eletronicas por ramais, etc.

O que temos hoje:

1) Digistar (Pelo que foi me passado pela equipe que da suporte ao mesmo
temos que comprar algumas outras placas para fazer o que eles querem).
2) Tronco E1 - R2
3) 30 linhas e 77 ramais(pelo que foi me informado pelo técnico).

Estou pesquisando e vejam se estou no caminho certo:

Tenho 2 meios de fazê-lo:

1) Utilizando uma plaquinha FXO padrão X100P Digium (ou clone)
- Posso fazer o PABX mandar tudo para o Asterisk e fazer o Asterisk
redirecionar tudo
Mas corro risco de falhas etc... pois o pabx que utilizamos hoje está
travando.

2) Utilizar uma Placa E1 da Digivoice
 Pensei em adquirir uma Placa Digivoice E1 VB3030 - PCI 30 canais se alguém
puder indicar outra agradeço.

Mas para os 2 casos tenho um problema que ainda não vi ou passei
desapercebido:

1) No Digistar existe um software que chama MESAPC para monitoramento do
PABX ( a telefonista vê quem ligou, se a chamada é interna ou externa,
ramais ocupados, etc.) como farei isso no Asterisk (FREEPBX?)

2) Possuo pontos que nao poderam ser migrados para Telefones IP´s, devo usar
plaquinas FXO para comunicar com esses telefones, fui até o PABX da empresa
e tem um bolostro de fios (estrutura interna).

3) Para nao ter que passar cabiamento de REDE em TODOS os pontos onde
existem telefone e PC, posso usar um softFone correto?

Para o Call Center vi umas analises do TrixBox ou outro (
http://astercrm.blog.com/trixbox/), que me atende pelo menos na teoria(por
isso utilizarei o laboratorio para testes. ou seja, pegarei um ramal e
farei-o como testes).

Bom pessoal por enquanto é isso....

Obrigado,

Thiago.