[AsteriskBrasil] RES: Khomp - Pior produto que se pode comprar!

Alexandre Cavalcante Alencar alexandre.alencar em gmail.com
Quinta Julho 11 13:57:07 BRT 2013

Pessoal,

Todo mundo que disse nunca ter tido problemas com Khomp, diz logo que
sempre que teve problemas, depois de algum contato/intervenção do suporte,
o problema foi resolvido.

Gostar de um certo produto/marca não significa que ela é infalível.

*Ou nunca se teve problema e consequentemente não precisou contactar o
suporte *ou se teve problema e depois de algum tempo ele foi solucionado.
Dizer que não teve problema e logo dizer que teve fica muito estranho, não
acham?

Entrei em contato com a Khomp por três vezes:

1. Channel Driver (3.0) recomendado pelo fabricante não era compatível com
o equipamento. Foi dito depois que realmente só o 4.0 suportava os EBS-GSM.

2. O Channel Driver 4.0 apresentou problemas de estabilidade e
funcionamento, recomendou-se o 4.1.

3. Channel Driver 4.1-002 depois de um boot não sobre mais, não há nada nos
logs que indiquem problemas... de 8:00 até 11:00 uma pessoa do suporte
ficou ligando para tudo quanto era contato na Khomp tentando saber o que
estava acontecendo e no final das contas, era bug do software mesmo.

Bugs que já haviam sido relatados (desde 4.0), como memory leak, dead
threads, k3lserver/kqueryserver que geram zumbis, falha de startup pela
falta de arquivo de log (cria-se o arquivo de log vazio e funciona...) e
por aí vai.

*A desgraça da Khomp é apenas o software, nada mais*. Não importa o quão
bom é o suporte ou o hardware, se o software, que essencial para qualquer
solução Khomp não é confiável, todo o resto fica comprometido.

Comentários:

Marcos Queiroz: não é placa, é uma interface EBS-SPX e não, não estou em
busca de suporte em Asterisk. A versão 3.0-016 não tem suporte a EBS-SPX.

André M: O problema não sou, é o software da Khomp mesmo. E já está em
curso a troca por equipamentos GSM/SIP que não dependam de Channel Driver
de terceiros.

Thiago Gomes: Não é outro motivo, é apenas insatisfação com o software,
necessário ao pleno funcionamento do hardware.

Jerson Luiz: O bug é o mesmo que o seu, só que em CentOS (e que funcionava
por meses seguidos, um boot e lá se foi a estabilidade do software). Para
usar no 7, você só vai precisar garantir que uma série de arquivos, que
deveriam ser tratados pelos daemons e scripts do software Khomp estejam um
certo estado, senão, não funciona e não há sinais claros para isso (gdb,
strace, lsof e afins ajudam...)

Hudson: O software é justamente o recomendado pela Khomp e cuja a
instalação foi acompanhada passo-a-passo pelo suporte da Khomp (fiz questão
para que depois não viessem com desculpa de suporte que o problema foi na
instalação ou configuração). Simplesmente os daemons deixam lixo para trás
e quando voltam, não esperam que o lixo exista, bug de software mesmo.

Sds

Alexandre Alencar
Twitter @alexandreitpro
http://blog.alexandrealencar.net/